Como escolher o piso da sala de estar?
A sala de estar sempre foi o epicentro da casa, mas isso se intensificou ainda mais no decorrer dos anos. Integrado ou não, o espaço é usado para receber os amigos, descansar e reunir a família, portanto deve ser aconchegante, bonito e, acima de tudo, prático. É por isso que cada detalhe da arquitetura e da decoração faz diferença: do piso da sala de estar às estampas das almofadas.
Os revestimentos são cruciais nessa equação, porém é bem comum ter algumas dúvidas na hora de eleger o melhor piso para o ambiente, por isso separamos algumas dicas úteis que podem ajudar nesse momento tão importante da reforma.
O que levar em consideração ao escolher o piso da sala de estar?
Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o piso da sala de estar, como a manutenção e o orçamento disponível para o projeto. Além disso, é fundamental definir seu estilo e preferências. O revestimento garantirá um espaço mais confortável e bonito, mas também interfere na decoração do cômodo.
O porcelanato tem inúmeras opções de desenhos, acabamentos e texturas, o que faz com que esse seja um dos pisos mais escolhidos para a sala de estar. Os pisos vinílicos também são ótimos para a sala, por serem extremamente confortáveis e fáceis de aplicar.
Qual porcelanato escolher para a sala?
O porcelanato é o piso mais utilizado nos projetos residenciais e comerciais. Com várias opções de formatos e modelos, é de fácil limpeza e já está disponível e é muito fácil de ser encontrado no Brasil. Existem alguns tipos de porcelanato no mercado e alguns itens são importantes na hora de escolher o porcelanato perfeito para a sala de estar. Confira:
Porcelanatos de grandes formatos
Se os grandes formatos são ótimos para qualquer ambiente da casa, na sala de estar eles são essenciais. Por ser um espaço de grande destaque na casa, o ideal é garantir o impacto visual que os porcelanatos de grandes formatos causam. Além da beleza, eles também garantem mais praticidade na limpeza e maior sensação de amplitude por ter menos linhas de rejunte. Os porcelanatos 120x120 são extremamente luxuosos e perfeitos para criar paginações incríveis na sala!
Mármores
O mármore ou até mesmo os porcelanatos marmorizados são opções perfeitas para quem quer um visual clássico e sofisticado. Eles trazem muita luxuosidade para os ambientes e, quando nos grandes formatos, têm um efeito visual ainda mais elegante.
Madeiras
Os porcelanatos amadeirados oferecem uma sensação de conforto, que é ótima para ambientes como a sala, onde se costumam se passar várias horas do dia e receber visitantes. As madeiras também proporcionam várias opções de paginação e de combinações, onde você pode criar um mix de conforto e de sofisticação. (nós da Elite, recomendamos a Madel)
Contemporâneos
Os porcelanatos contemporâneos são pisos muito versáteis para qualquer tipo de ambiente. Nas salas, eles podem criar composições com os amadeirados e marmorizados, criando uma base neutra muito sofisticada. No concreto, oferece um estilo industrial e um ar mais moderno para as salas. Você pode trabalhar tanto com neutralidade, criando espaços neutros, agradáveis e confortáveis, quanto aproveitar a base versátil para criar uma decoração mais ousada no mobiliário, tapetes e demais objetos decorativos.
E os pisos vinílicos?
Outra ótima opção para piso da sala de estar é o vinílico! Esse tipo de revestimento é fácil e rápido de aplicar, além de ter propriedade antialérgica. O conforto térmico e acústico também fazem com que seja uma das opções mais queridas tanto para a sala quanto para os quartos da casa. O vinílico pode ser encontrado em várias cores e em padrões de madeira ou de placas cimentícias, deixando a sala de estar mais moderna e estilosa.
Outras dicas úteis:
- antes de tudo é preciso levar em conta como o espaço será utilizado e com que frequência. Como a sala é sempre um ponto de encontro, ela deve trazer um piso resistente. Para esclarecer suas dúvidas de um jeito simples, a Biancogres disponibiliza uma tabela de orientação. Olha só;
- valorize a integração: se a sua sala de estar é integrada à cozinha ou a outros ambientes da casa, procure instalar o mesmo revestimento em toda a área. Além de trazer unidade visual ao projeto, esse truque reforça a sensação de amplitude, fazendo com que os espaços pareçam maiores;
- tons neutros são atemporais: esteticamente falando, uma boa sugestão para não errar na escolha do porcelanato é dar preferência aos modelos neutros, que se adaptam facilmente a diferentes estilos de decoração e não ficarão ultrapassados ou cansativos com o passar do tempo.
- Porcelanatos que imitam madeira, concreto ou mármores estão entre os preferidos dos arquitetos e designers.